sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Teoria da Terra Plana a triste realidade


Teoria da Terra plana ganha força na internet - Outra conspiração - Capa Final

Parecia impossível que nos dias atuais a teoria da Terra plana pudesse novamente ganhar força e conquistar adeptos, mas (acredite se puder) é justamente isso que está acontecendo... Como você já deve saber, essa história toda não é nova, muito pelo contrário!

teoria da Terra plana dominou a maior parte da nossa história recente, e por muito tempo foi a explicação oficial dos governos e da Igreja para entendermos nosso lugar no Universo.

Terra Plana - Flat Earth

A questão agora é que essa teoria voltou a ganhar força e já domina a internet, com discussões acaloradas. Mas como isso aconteceu? Bem, para entendermos toda essa complicada história, precisamos fazer como Jack - o estripador, vamos por partes:

A astronomia Zetética

Zetetic Astronomy - Astronômia Zetética
Samuel Rowbotham (1816–1884) inspirou muitos seguidores quando publicou sua cartilha de 16 páginas denominada 'Zetetic Astronomy', que depois foi acrescida com novas informações e se tornou um livro de 430 páginas. Nesse livro, surgiram diversas explicações para o formato real do planeta, e a noção de um disco plano, com o polo norte no centro e os continentes ao seu redor, cercados por uma gigantesca parede de gelo que circunda todo o disco e serve de barreira natural para delimitar o fim do círculo.

A "Nave Estacionária" de Samuel Shenton

Teoria da Terra plana - Samuel Shenton
No final da década de 1920, Samuel Shenton estava convencido de que tinha inventado um meio de transporte inovador, que ele chamou de "Nave estacionária". A ideia era mais ou menos a seguinte: a nave apenas se elevaria e flutuaria no ar, e o movimento do próprio planeta Terra faria o resto. Assim, quando a Terra girasse o bastante, bastava aterrizar a nave e você já estaria em outro local do planeta na mesma latitude.

O (re)começo de tudo

Teoria da Terra plana - Flat Earth Research Society' - IFERS
teoria da Terra plana nunca acabou de fato, mas começou a voltar com mais força a partir de 1956, quando o mesmo inventor da tal "Nave estacionária", não viu seu projeto decolar... Samuel Shenton fundou então a 'Flat Earth Research Society' - IFERS (ou Sociedade de pesquisas da Terra plana, em português). Desde então a tal sociedade tem sobrevivido e atraído poucos adeptos ao longo dos anos, mas recentemente houve um crescimento exponencial em seu número de seguidores.

Por que voltou, voltou por quê?

Teoria da Terra plana ganha força na internet - Vídeos do Youtube
Não se sabe exatamente quando a "Teoria da Terra Plana" começou a ser disseminada pela internet, mas vídeos de todos os tipos já circulam há tempos no Youtube e em outros sites. São diversas explicações e supostas provas sobre "como a NASA e os governos de todos os países se uniram para conspirar e doutrinar o mundo com a teoria da Terra esférica".

Sol e Lua bem pertinho

Teoria da Terra plana ganha força na internet - Sol e Lua
Segundo as teorias de Samuel Shenton, a Lua e o Sol também estão muito mais próximos do que aprendemos, e medem apenas cerca de 51 quilômetros de diâmetro cada um, flutuando sobre o disco da Terra a uma distância de aproximadamente 4.8 mil quilômetros e 4.1 mil quilômetros respectivamente. Nosso Astro-rei e sua companheira celestial seriam como dois penduricalhos daqueles que ficam sobre os berços de crianças, fazendo movimentos circulares que nos dão o dia e a noite.

Celebridades na briga

Teoria da Terra plana - BoB rapper
Mais recentemente, algumas celebridades pelo mundo se declaram adeptos da "Teoria da Terra Plana", como o famoso rapper norte-americano Bobby Ray Simmons Jr, mais conhecido como BoB. Isso catapultou a até então pequena sociedade, e a colocou sob os holofotes.

As supostas provas da "Terra plana"

Em todos os vídeos e sites que suportam essa teoria, vemos basicamente alguns estudos, conforme enumeramos a seguir:

O experimento de Bedford:
Teoria da Terra plana - Bedford river experiment
São uma série de experimentos realizados no rio Bedford, em Norfolk na Inglaterra, entre o final do século 19 e o início do século 20. Os estudos tentavam determinar a forma do planeta e a curvatura da terra, e para isso era utilizado um trecho de 9.7 quilômetros do rio. Medições da curvatura da Terra comprovariam que ela é plana, já que certos pontos altos da paisagem, que deveriam sumir no horizonte quando vistos a certa distância, permanecem visíveis. Entusiastas da teoria da Terra plana argumentam que "essa seria uma prova cabal da enganação sobre a Terra esférica". Já a maior parte dos cientistas afirma que essas medições são imprecisas, e não levam em consideração os relevos e a geografia natural, portanto não estão corretas.

A face oculta da Lua:
Teoria da Terra plana ganha força na internet - Sol e Lua bem próximos da Terra
Sim, essa seria mais uma evidência da Terra plana, já que a lua é apenas um tipo de holofote que ilumina a Terra, e teria apenas um lado mesmo. Essa também seria a razão de sempre vermos o mesmo lado da Lua em todo o mundo. Nem é preciso dizer que a física consegue explicar perfeitamente o lado oculto da Lua de uma forma muito mais clara, e pode refutar veementemente essa teoria.

Dificuldade no pouso de aeronaves:
Teoria da Terra plana - Pouso de aviões alterados
As alegações se baseiam na simulação de pousos de aeronaves, que supostamente teriam dificuldades técnicas se realmente estivéssemos em um planeta em movimento, o que causaria acidentes durante os pousos. Especialistas alegam que dentre vários outros fatores que não foram levados em consideração, essa ideia do avião se "descolar" do planeta e ter dificuldades para pousar está completamente errada, já que mesmo estando no ar, o avião ainda está em sincronia com o movimento de rotação do nosso planeta, e a relatividade do movimento anularia qualquer oscilação durante o voo e a aterrissagem.

Rotas de voo suspeitas:
Teoria da Terra plana ganha força na internet -Rotas de aviões suspeitas
São muitas as menções a esse assunto, com diversas "evidências" sobre a Terra plana. Alguns alegam que certas rotas de voo não se ajustam ao molde de Terra esférica, e diversas simulações de rotas tentam provar isso. Segundo especialistas, qualquer assunto relativo ao tráfego aéreo é mais complexo do que parece, e são muitos os fatores que determinam uma rota, assim, como ajustes de última hora. Deduzir qualquer coisa baseado em rotas de aeronaves não pode ser considerado como uma prova, uma vez que nem sempre os aviões utilizam a rota mais óbvia ou curta, por inúmeros fatores.

Logo da ONU:
Teoria da Terra plana ganha força na internet - Terra plana e o logo da ONU
O logotipo utilizado pela ONU seria mais uma prova do segredo habilmente guardado pelas autoridades sobre a realidade do nosso planeta. Segundo aqueles que acreditam na "Terra plana", o logo mostra perfeitamente o mapa do mundo real, conforme os mapas da Terra plana. Já para os céticos, o logo mostra apenas a versão estilizada do planeta de um ponto de vista universal.

Supostas mentiras da NASA
Teoria da Terra plana - Supostas mentiras da NASA.jpg
Claro que a famosa agencia espacial não seria poupada nessas teorias, e em praticamente todos os casos, a NASA é acusada de mentir em vários momentos, desde a viagem do homem à Lua, até a omissão da real forma de nosso planeta.

Conclusões óbvias

Os cientistas, em geral, não pensam 2 vezes antes de afirmar que a Teoria da Terra Plana é um absurdo dos mais deslavados e sem noção (e com razão)... Já para outras pessoas, inclusive alguns religiosos e seus adeptos, a teoria da Terra plana se encaixa muito melhor com sua observação prática e restrita ao ponto de vista de quem está na superfície do planeta, além de capitularem com alguns livros sagrados, dogmas e ensinamentos milenares...

O mais interessante é saber que a Teoria da Terra Plana ganhou força em pleno século 21, numa época em que todos temos acesso a estudos e comprovações científicas que dizem o contrário. Vai saber qual será a próxima teoria... digamos "exótica" que vai surgir (ou ressurgir). Você tem alguma sugestão?
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...